Folha de vendas
13.12.2021
Como apresentar o meu jogo?
A folha de vendas estabelece o primeiro contato – e, portanto, “a primeira impressão” – de um investidor em relação a um negócio em potencial. Assim, é fundamental que esse material seja apresentado de forma adequada.
O que é uma folha de vendas?
A folha de vendas, ou no original em inglês sell sheet, é uma propaganda exposta em uma página – a “folha” – para apresentar um produto, uma marca ou um serviço.
Devido ao espaço limitado, a folha de vendas deve focar nas informações mais essenciais do jogo para capturar a atenção das clientes ou investidoras em potencial, com clareza, objetividade e destaque.
Elementos essenciais para uma boa folha de vendas
Uma boa folha de vendas para protótipos de jogo deve contar com os seguintes elementos:
- Título: o título do jogo deve ser conciso e despertar a atenção ou a curiosidade da audiência.
- Escopo: um resumo breve, composto de um ou dois parágrafos, informando do que se trata a proposta, o que o jogo oferece ou pretende.
- Temas: uma definição do(s) tema(s) abordados pelo jogo. Alguns exemplos possíveis são: fantasia, ficção científica, realidade simulada, algum período histórico específico, uma operação econômica, uma representação abstrata, um desafio matemático.
- Mecânicas: uma definição das mecânicas essenciais ao jogo e que o caracterizam. Alguns exemplos possíveis são: construção de baralho (deckbuilding), mecânica de “vaza”, alocação de trabalhadores.
- Duração: tempo médio previsto para uma partida.
- Idade: idade mínima (e/ou máxima, se houver) do público para o qual o jogo foi pensado.
- Número de jogadoras: definição dos números mínimo e máximo de participantes possíveis. Não se esqueça de informar se o seu jogo pode ser experimentado na modalidade “solo”! Nesse caso, coloque “1” (uma) como número mínimo.
- Componentes: quantidade e tipo de componentes que devem constar na caixa do jogo.
- Golden nuggets: o que destaca seu jogo em relação aos demais? Tente elencar até 5 (cinco) elementos que merecem atenção em seu jogo e o tornam especial e interessante, para atrair a sua audiência.
Uso de imagens
A apresentação visual é muito importante para causar uma boa primeira impressão.
Entretanto, devido a questões práticas, a Arte (ilustração) de um jogo não será considerada entre os critérios para avaliação e seleção. Mesmo assim, lembre-se de comunicar claramente, ainda que com palavras, qual é a sua intenção ou mensagem a transmitir para o seu público final. Alguns exemplos possíveis são: alegria, estranhamento, força, universo futurista, realidade alternativa, sede de conhecimento, desafio estratégico, estímulo à criatividade.
Caso seu projeto não tenha artes originais, será aceita a utilização de artes de outras artistas, desde que proveniente de banco aberto de imagens ou mediante autorização prévia para ilustrar o conceito geral e a identidade visual pretendida para o produto final. Caso isso venha a ser feito, é necessário colocar os créditos da artista em questão em todos os materiais em que constem ilustrações de sua autoria.