Muita coisa bacana
19.01.2022
5min de leitura
Uma breve análise dos projetos recebidos
No último mês, recebemos quase 50 projetos de jogos de tabuleiro para analisar. A criatividade e o empenho dos designers de jogos brasileiros é fantástico, e estamos muito orgulhosos de receber propostas tão interessantes.
Dentro de alguns dias iremos contactar os designers para expressar a nossa opinião sobre os projetos. Até lá, queremos partilhar as nossas primeiras impressões sobre os temas, mecânica e outros aspectos.
Temas em alta
O sucesso do Brazil: Imperial pode ter influenciado os candidatos: 25% dos projetos abordam temas históricos. A história brasileira, nativa americana e grega foi a opção mais popular, mas encontramos jogos sobre lugares e pessoas de todo o mundo.
Empregos e trabalho são um elemento fundamental do mundo moderno e, por isso, recebemos muitos jogos sobre profissões: 20% dos projectos convidam os jogadores a desempenhar um papel em trabalhos contemporâneos ou tradicionais.
Em terceiro lugar, temos um empate: Ficção Científica e AAbstratos (cada um com 10%). A ficção científica sempre tem fãs e nunca sai de moda. Se pensarmos nos jogos de tabuleiro, muitos dos mais vendidos são jogos de ficção científica como Terraforming Mars, Eclipse ou Gaia Project. Estratégia Abstrata parece uma opção estranha à primeira vista, mas a popularidade de jogos como Azul, Damas e Go, faz desta categoria uma aposta segura.
Componentes e mecânica
As cartas são um sucesso entre os designers de jogos brasileiros: 90% dos projetos utilizam algum tipo de carta. Em muitos casos, as cartas são o componente central do jogo e têm um impacto direto na seleção de mecânicas: gestão de mão, construção do baralho e controle da área são muito populares nos jogos com cartas.
Outro componente popular são os conjuntos de dados (em geral, os dados regulares de seis lados). Os jogos de tabuleiro com dados apresentaram mecânicas populares como a alocação de trabalhadores, a coleção de componentes e o uso de pontos de ação são os mais comuns nos jogos com dados.
Nem tão pesado, nem tão leve
Os jogos de entrada, também conhecidos como jogos familiares, são populares e podemos encontrar muitas opções disponíveis para as pessoas interessadas em experimentar jogos de tabuleiro. Dixit, Uno e War são best sellers e provavelmente um exemplo de sucesso comercial.
Por outro lado, os jogos pesados com uma grande quantidade de regras e alta complexidade têm uma base de fãs fiéis. Jogadores dedicados a estudar, procurar e aprender todos os aspectos do jogo e partilhar as suas impressões em fóruns da Internet.
Aproximadamente 75% dos projetos que recebemos tentaram evitar os extremos. Os jogos de complexidade média são uma categoria complicada e o designer de jogos precisa de grande talento e paciência para desenvolver um produto interessante para um público muito crítico.
Próximos passos
Após uma avaliação interna, falaremos com os designers de jogos para saber mais sobre os projetos e eventualmente iniciar uma boa parceria entre novos talentos e o Glyptodon Game Studio.
Você tem um jogo para nos mostrar? Acesse o link, preencha o formulário e envie-nos a sua folha de venda. Estamos sempre em busca de novos jogos!