Hora do playtest!
03.02.2022
5min de leitura
Playtest é essencial
Dentro do Glyptodon Game Studio nós dividimos o estágio de desenvolvimento de um jogo em 6 etapas:
- Novo projeto – o jogo está em estágio de protótipo e estamos trabalhando para finalizar aspectos conceituais, fechar mecânicas e identidade visual potencial.
- Em desenvolvimento – o jogo está em fase de playtest para estabelecermos o fluxo da partida, suas regras e o balanço matemático.
- Arte e design – as regras do jogo estão consolidadas e passamos para a criação da identidade visual do produto. Os playtestes dessa fase tratam da usabilidade.
- Preparação de arquivos – redação final do manual, testes cegos e ajustes dos arquivos de impressão.
- Em produção – jogo foi enviado para a fábrica. Após a avaliação das provas de impressão, o jogo entra em fase de produção.
- Finalizado – o jogo já foi produzido e seu processo de distribuição começou.
Na maioria destas etapas o playtest é fundamental para melhorar a jogabilidade.
Os playtestes fornecem muitos dados aos designers, e podemos dividi-los em 4 tipos.
Quão divertido é este jogo?
Por vezes recebemos um novo projeto com uma grande ideia: mecânica interessante, temas brilhantes e disposição inovadora dos componentes. No entanto, é necessário responder a uma questão essencial para todos os jogos: até que ponto este jogo é divertido?
Durante esta etapa, os testes são focalizados na avaliação da resposta dos testers. Em geral, passamos 1h ou 2h falando sobre a experiência do jogo e/ou lendo relatórios escritos por quem jogou.
Impressões vagas como “É divertido” ou “Eu não gostei” são a pior coisa para um designer de jogos. Os melhores comentários devem ser específicos, honestos e diretos ao assunto.
Estatísticas e equilíbrio
Durante o desenvolvimento o maior desafio é assegurar o equilíbrio entre todas as estratégias disponíveis no jogo.
Os playtests para encontrar o melhor balanço matemático são quantitativos: a ideia principal é recolher uma grande quantidade de dados para criar uma planilha para avaliar a matemática por detrás do jogo.
As impressões e os sentimentos dos testers ainda são importantes, mas os números são mais importantes do que as emoções durante os playtets de balanço.
Testes de usabilidade
Os jogos de tabuleiro comerciais precisam ser deslumbrantes, mas a beleza não importa se os jogadores não conseguem compreender o jogo.
A experiência do usuário é essencial para proporcionar uma grande jogabilidade e precisamos avaliar as cores, iconografia e design gráfico do jogo.
Os playtests para verificar a qualidade da experiência do usuário são qualitativos: a ideia principal é recolher as impressões e sentimentos dos jogadores sobre o quão fácil e intuitivo é o design.
Testes cegos
O último tipo de teste de jogo é o teste às cegas.
Os testers selecionados nunca jogaram o jogo durante os passos anteriores. Entregamos o livro de regras para eles e pedimos aos participantes que joguem o jogo sem ajuda externa.
Se os testers ignorarem uma regra importante, jogarem de forma errada ou não compreenderem alguma parte do texto, temos um alerta importante. Talvez o autor do livro de regras precise clarificar o material original, reescrever de outra forma ou pensar numa nova abordagem para apresentar as regras.
O playtest é o caminho
Desenvolver um jogo pode ser cansativo: Leandro Pires, designer de Paper Dungeons, jogou o jogo mais de 400 vezes durante o desenvolvimento. Muitas vezes o feedback era negativo, mas Leandro entendeu estas reações como uma oportunidade para melhorar o jogo e alcançar uma experiência mais divertida para os jogadores.
O sucesso comercial de Paper Dungeons é uma mistura de inspiração, talento e trabalho duro. E a maior parte do trabalho árduo consiste em testar o jogo o tempo todo.