Loading
Glyptodon

Por que um estúdio de jogos publica uma revista?

23.05.2022

3min de leitura

Nas últimas semanas estivemos um pouco distantes das redes sociais. Nesse momento a equipe Glyptodon está trabalhando em quase uma dúzia de jogos que estão em diversos níveis de desenvolvimento. Em adição a isso, estamos preparando o próximo número da Glyptodon Magazine (uma edição especial com muitos conteúdos de qualidade).

Um tempo atrás um dos nossos seguidores fez uma pergunta que nos colocou para pensar: “Por que um estúdio de jogos publica uma revista?”.

A pergunta é bastante boa e nós conseguimos pensar em três respostas para ela.

Uma boa maneira de desenvolver ideias

Gostamos de usar o Twitter e outras plataformas, mas sejamos honestos: já faz um bom tempo que as redes sociais não servem mais para o desenvolvimento de um debate construtivo.

O formato breve, a velocidade de argumentação e o senso de urgência das redes contribuem para criar um espaço ótimo para a produção de memes e de frases de efeito.

Para desenvolver ideias mais sofisticadas, você vai precisar de tempo para refletir, calma para estudar boas referências e algum silêncio para elaborar as suas questões e contradições.  

Podemos testar projetos futuros

Nos dois primeiros volumes da Glyptodon Magazine, publicamos material promocional para o Paper Dungeons. Para os jogadores esse material foi um presente que serviu para expandir a jogabilidade do título original.

Para nossa equipe o desenvolvimento de promos serve como um teste de regras que aparecerão em expansões futuras, avaliação de material que não pode ser inserido nos jogos originais e até mesmo como espaço para publicação de jogos Print and Play (PnP) baseados nas marcas do estúdio. 

As revistas são excelentes para entrevistas!

Na maior parte do tempo, o trabalho de criação de jogos é uma atividade solitária. Isso é terrível, pois a maior parte dos designers de jogos, artistas e desenvolvedores são pessoas fascinantes e possuem diversas ideias interessantes sobre cultura, artes e, é claro, jogos.

Por conta disso, a Glyptodon Magazine sempre traz espaço para as pessoas falarem sobre jogos, mercado, criatividade, estratégias de desenvolvimento, arte e educação.

Fazer uma revista como essa dá um trabalhão, mas acreditamos que o resultado final contribui muito com o desenvolvimento do nosso time e do mercado brasileiro de jogos em geral.